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Em Muriel todas as personagens têm uma história para contar, traumas retalhados no tempo, fantasmas que interferem no mundo dos vivos. Em Muriel ou o Tempo de um Retorno as personagens não se apresentam ao espectador em tempo real. São fragmentos do passado, excertos de um tempo inventado. Talvez a figura mais paradigmática desta trama seja Héléne (Delphine Seyring) uma jovem viúva que habita um apartamento que é simultaneamente uma loja de antiguidades. A vida de Héléne é como uma peça de antiguidade, a sua história não é só a sua, a sua existência tem vários passados. A casa de Héléne é cenário para um rendez-vous de pessoas e passados, em entradas e saídas tão constantes como as memórias alheias. Héléne tem um filho Bernard, que tal como as memórias também não é só seu. Bernard é a herança de um casamento passado do seu ex-marido. A Héléne nada pertence, e todas as personagens guardam esta fragilidade, a debilidade da intemporalidade, o vazio de nada terem, de não pertencerem a lugar algum. Bernard é a personagem fantasma, que morreu e permaneceu na Argélia, vivendo no entorpecimento da memória, com os olhos voltados para o passado, como na cena do jantar, usando óculos com os olhos falsos no presente, e os olhos verdadeiros entranhados nas vivência de outra época, esquecidos em lugares do passado. Bernard é um jovem perseguido por lembranças atrozes da guerra da Argélia. Vive obcecado com a tortura praticada a uma jovem argelina durante a guerra e o seu passado oprime o presente. A única personagem que parece viver o presente é Françoise. Em Muriel, subsistem várias memórias marcadas pela guerra e vividas em cenários distintos Boulogne e Argélia mas, mais uma vez, Resnais associa o tema da memória ao tema do amor. Muriel é por tudo isto um filme magnífico, um painel de memórias dilaceradas num retalho de esquecimentos e amnésias, tudo isto num pano fundo de uma imensa beleza visual. Uma obra referencial no trabalho de Alain Resnais e sem dúvida, um dos filmes obrigatórios na história do cinema europeu.
SA, Revista Áudio e Cinema em Casa, ed.2012