13/01/12

A Guerra Acabou

Europa, ano de 1965. Yves Montand desempenha a personagem de Diego Mora, militante comunista espanhol, habituado às travessias da fronteira para missões clandestinas. Ao retornar a Paris, onde vive com um nome falso, Diego procura encontrar um de seus camaradas e impedi-lo de voltar a Madrid, onde poderá ser preso pela polícia franquista. Esta breve sinopse resume a acção principal do filme de Alain Resnais mas neste A Guerra Acabou, o realizador aproveita a acção principal para edificar um filme centrado na reflexão política.
Ao contrário das longas-metragens anteriores de Resnais A Guerra Acabou é, essencialmente, uma reflexão social e política voltada para o futuro. Esta intenção ajusta-se à narrativa realista reflectindo-se na personalidade de Diego, o herói que se move em cenários distintos: o cenário da guerra real e da guerra das ideologias, das militâncias, da consciência e suas contradições. Diego vai procurar no exílio francês o mito romântico da revolução, o ideal que perpetua «outras guerras». Para esta personagem a luta prossegue silenciosa. As novas guerras travam-se no plano reflexão sobre a utilidade ou inutilidade das acções humanas no cenário das «guerrilhas políticas» de uma Europa a preto e branco.

Diego é uma tripla personagem, três vidas, três nomes, entre mulheres e dois países, é a personagem que dá corpo ao manifesto político de Resnais: a guerra jamais terminará pois a luta que importa travar passa por manter viva a causa e as razões que a deflagraram.
As contradições e dúvidas da personagem são assumidas no discurso de Diego com o Grupo Leninista de Acção Revolucionária, encabeçado por um conjunto de jovens inexperientes e idealistas que alvitram um ataque terrorista ao turismo espanhol como golpe determinante para “despertar a consciência das massas”. Instigado pela inconsciência destes jovens, Diego o “mestre” revolucionário, questiona-os: "vocês não querem fazer desaparecer o sol de Espanha?”.
A possibilidade de uma guerra ou a impossibilidade de uma ideologia passa a ser o tema central da personagem. Diego é uma personagem marcada por um discurso realista num tempo e espaço virados para o futuro, materializados nas técnicas flash-forward do realizador. Um regresso ao futuro com a tónica do passado ou simplesmente a humildade de aprender com os ensinamentos da História? Esta é a grande premissa de Alain Resnais ao «declarar o fim da guerra».
A Guerra Acabou é o filme político de Alain Resnais sem assumir contudo, o carácter de filme militante ou panfletário. Sem pretensões que possam escapar ao seu campo acção, A Guerra Acabou é um filme documental, experimental e histórico que descreve uma realidade atemporal e universal, próxima das contradições que hoje se desenham numa Europa onde a história continuamente se repete.

SA, Revista Áudio e Cinema em Casa, ed. Janeiro 2012
Com tecnologia do Blogger.




 
Persona: Um blogue, ou coisa que o valha, assinado por SA que um dia se chateou com o anonimato e decidiu testar o poder das siglas.
Um espaço ainda sem o nome da autora mas com registo de autor (a malta aqui não coloca palavras no prego).
Uma parceria sonora e gráfica com o Bitsounds.
Vendemos para fora e fazemos entregas ao domicílio.
Não vamos aderir ao acordo ortográfico.
Blogue não testado em animais!