13/12/10

O Mundo na Fundação

Depois do Anouar Brahem Quartet e de Jordi Savall a Fundação Calouste Gulbenkian avança com execelentes propostas para 2011, ainda no âmbito do programa "Músicas do Mundo". O Programa estende-se até Abril de 2011 e conta com os seguintes (imperdíveis) concertos:

Sábado 29 Jan 2011, 21:00 - Grande Auditório
Yasmin Levy (voz)/ Israel
Yasmin Levy que já nos visitou este ano no Festival Músicas do Mundo em Sines, regressa a Portugal para recupera antigas tradições da Península Ibérica. Canta em ladino, a língua dos judeus sefarditas. Com a sua voz profunda e espiritual, Yasmin Levy entrelaça as melodias tradicionais, a paixão pelo flamenco e as influências do Oriente e dos Balcãs.

Segunda, 31 Jan 2011, 21:00 - Grande Auditório
Al-Kindi Ensemble, Julien Jâlal Eddine Weiss (kanun, direcção)/ Síria
Al-Kindi explora as tradições musicais eruditas do Próximo e do Médio Oriente. O núcleo instrumental do ensemble é constituído por cinco elementos aos quais se juntam outros músicos para os diferentes projectos. O presente programa é o mais ambicioso até à data, reunindo cerca de vinte figuras, incluindo um coro bizantino, derviches sírios e o cantor soufi Sheikh Habboush, em torno da adoração da Virgem Maria por muçulmanos e cristãos.

Domingo, 13 Mar 2011, 19:00 - Grande Auditório
Melingo (voz)/ Argentina
Melingo é a personificação do tango. Não o tango sedoso das salas de dança, mas o tango das ruas sujas de Buenos Aires. O drama, a paixão, o ritmo, a loucura. Tom Waits do tango, a actuação teatral de Melingo arrebata a audiência não só através do virtuosismo e da musicalidade, mas também em função do riso, das lágrimas e da alegria. «Melingo mistura a tradição de Gardel com a fúria do underground.» (Telerama)
Segunda, 28 de Março de 2011
Souad Massi (voz e guitarra) Jean-François Kellner (guitarras), David Fall (tambores), Rabah Khalfa (derbuka e outras percussões), Stéphane Castry (baixo)
Argélia

Domingo, 10 Abr 2011, 19:00 - Grande Auditório
Ballaké Sissoko & Vincent Segal: Ballaké Sissoko (corá), Vincent Segal (violoncelo)
Músicas do Mundo: Mali / França
O mestre da corá do Mali toca com o violoncelista francês Vincent Ségal, conhecido pelo seu trabalho com o grupo Bumcello. Chamber Music é um projecto em torno da arte da conversação. Sissoko descreve a integração de duas culturas musicais: «Construímos a nossa cumplicidade passo a passo. Hoje, quando tocamos, compreendemo-nos sem dizer uma só palavra: um olhar é suficiente. Os nossos corações estão unidos.»
Com tecnologia do Blogger.




 
Persona: Um blogue, ou coisa que o valha, assinado por SA que um dia se chateou com o anonimato e decidiu testar o poder das siglas.
Um espaço ainda sem o nome da autora mas com registo de autor (a malta aqui não coloca palavras no prego).
Uma parceria sonora e gráfica com o Bitsounds.
Vendemos para fora e fazemos entregas ao domicílio.
Não vamos aderir ao acordo ortográfico.
Blogue não testado em animais!