19/08/10

Silly after Season.

Lembro-me do Caro Diário do Moretti sempre que vagueio pelas ruas da cidade em Agosto. Lisboa torna-se particularmente serena e bela em Agosto. A parte menos boa desta história é que o Verão 2010 veio com a saga "Kubrickniana", atendendo ao volume louco de trabalho dos últimos meses, mas isso são outras …

Prefiro falar-vos desta cidade que me acolhe. Agosto veio trazer-lhe gente nova que olha os prédios devolutos (os inadmissívelmente muitos prédios devolutos da cidade) como se fossem relíquias da Istambul de O. Pamuk. Isso dá nervos, é triste e lamentável. O marketing turístico de Lisboa é absolutamente merdoso, comparado com cidades como Berlim, Istambul ou mesmo a rival Madrid. A partir das 19h o Rossio e as ruas da Baixa transformam-se em corredores do metropolitano versão: "Estação da Rotunda, 1987, 0h30m de um domingo qualquer!"

Não há uma esplanada aberta, não há um lugarejo para sentar e desfrutar das quentes noites de Lisboa, tudo às moscas! A Praça da Figueira é um exemplo característico desta sonolência urbana: imaginem aquela Praça na Galiza, Andaluzia, na Sardenha, em Granada/Nicarágua, na Invicta ou mesmo no Granho do Ribatejo! Certamente o cheiro a caril seria aproveitado para vender mais imperial haveria, pelo menos, muitas esplanadas na rua, muita gente bonita, mais euros a girar, sem ser apenas para compra dos tradicionais cubos de tempero para canja de galinha.

Nota negativa também para a Cinemateca Portuguesa. Sinopse: "Hora de almoço em Lisboa. Turistas a passear de guia na mão à procura de uma alternativa decente aos cinemas das grandes superfícies. Frequentadores habituais da Cinemateca dão com o nariz na porta! As Frases: “A cinemateca encerra durante o mês de Agosto”, “Closed”! Será que a casa do cinema está embevecida pela Lei Seca?

Mas falemos agora de notas positivas. E as notas positivas do mês vão para os eventos que Lisboa tem vindo a oferecer. Falo-vos particularmente das borlas, coisa tipicamente apreciada por qualquer tuga que se preze.

Parabéns mais uma vez à organização do CCB Fora de Si que apesar do PEC ainda nos dá alternativas. É o caso do grande concerto de Concha Buika, a senhora que soube elevar a voz em homenagem a Chavela Vargas e transformar Belém num dos lugares mais belos do planeta naquela noite! Para além das propostas de cinema, dança, jazz, é Fora de Si que o CCB nos aparesentará Melech Mechaya já este Domingo e a festa continuará durante Agosto, com Jaques Morelenbaum e o seu Cello Samba Trio.

Destaque também para a Filho Único que tem vindo a promover eventos magníficos no Museu do Chiado. Hoje, mais uma vez, lá estaremos para "viajar" ao som do mestre Kimi Djabaté.

Há ainda a Fundação Calouste Gulbenkian, (sempre). Pena que Festival Próximo Futuro aparente não vir a ter tanto…
Salvou-se o Jazz em Agosto com o grande concerto de John Surman (vénia) & Jack DeJohnette ou ainda Circulasione Totale Orchestra entre outros.

O regresso está marcado para finais de Setembro. Depois das férias que me levarão por terras andinas e amazónia bolíviana vai haver pouca vontade de voltar à selva. Talvez o concerto de Jóhann Jóhannsson me ajude no regresso à Eurolândia ou me inspire para voltar a viajar... quiçá por muito mais tempo. Jóhannsson é a melhor proposta musical para vagabundos e outros viajantes ...

Voltando aos concertos e à música After Silly Season, palmas para a programação do Teatro Maria Matos, com Faust a 6 de Outubro e Hauschka 22 de Outubro. Há ainda a reentrée do CCB com destaque para os concertos do Coral Lisboa Cantat e do Coro Ricercare (ora toma!). Por falar nisso, não perder a estreia a absoluta do Filme do Desassossego de João Botelho, onde há Fernando Pessoa, e música cantada em "modo Ricercare" com saudades das gravações em Sintra! Para acabar de vez com os saudosismos das férias e até porque em Novembro já se planeará outra fuga, há !!! (Chk Chk Chk) a 9 de Novembro no Lux. Há ainda a sempre tão boa programação da Culturgest com Carlos Zíngaro /Miguel Mira/Paulo Curado e Zul Zelub & Eddie Prévost. Também há Interpol e Arcade Fire ou L. Cohen que só vou se alguém me arranjar um bilhetinho. Ponto.

E há sempre aqueles fins de tarde na esplanada do Noobai ... e que cores tem esta cidade ao fim da tarde!!!

Hoje Siamo Arrivati! Falta quase uma semana para o início das férias. Para celebrar a quase-quase data há Kimi Djabaté para os saudosistas daquele fim de tarde em Sines...
Com tecnologia do Blogger.




 
Persona: Um blogue, ou coisa que o valha, assinado por SA que um dia se chateou com o anonimato e decidiu testar o poder das siglas.
Um espaço ainda sem o nome da autora mas com registo de autor (a malta aqui não coloca palavras no prego).
Uma parceria sonora e gráfica com o Bitsounds.
Vendemos para fora e fazemos entregas ao domicílio.
Não vamos aderir ao acordo ortográfico.
Blogue não testado em animais!