26/03/10

Da Literatura na América # 3.Peru

"Urania. Os seus pais não lhe tinham feito um favor; o nome dela dava a ideia de um planeta, de um mineral, de tudo, excepto da mulher espigada e de traços finos, tez queimada e grandes olhos escuros, um pouco tristes, que o espelho lhe devolvia. Urania! Que ideia. Felizmente já ninguém a tratava assim, mas por Uri, Miss Cabral, Mrs. Cabral ou Doctor Cabral. Que se lembrasse, desde que
saiu de Santo Domingo («Ou melhor, de Ciudad Trujillo», quando partiu ainda não tinham devolvido o seu nome à capital), nem em Adrian, nem em Boston, nem em Washington DC, nem em Nova Iorque, ninguém voltara a chamar -lhe Urania, como antes em sua casa e no Colégio Santo Domingo, onde as sisters e as suas companheiras pronunciavam correctissimamente o disparatado nome que lhe infligiram à nascença. Fora ideia dele, dela? Era tarde para o averiguar, rapariga; a tua mãe estava no Céu e o teu pai morto em vida. Nunca o saberás. Urania! Tão absurdo como diante da antiga cidade de Santo Domingo de Guzmán chamar -lhe Ciudad Trujillo. Teria sido tambémo seu pai a ter essa ideia? Está à espera que o mar assome à janela do seu quarto, no nono andar do Hotel Jaragua, e vê -o por fim. A escuridão de em poucos segundos e o esplendor azulado do horizonte, crescendo rápido, inicia o espectáculo que aguarda desde que acordou, às quatro, apesar do comprimido que tomara, quebrando as suas prevenções contra os soporíferos. A superfície azul-escura do mar, encimada por manchas de espuma, vai encontrar-se com um céu em tons de chumbo na remota linha do horizonte, e, aqui, na costa, quebra -se em ondas sonoras e escumantes contra o Paredão, do qual avista pedaços de calçada entre as palmeiras e amendoeiras que o ladeiam."
Mario Vargas Llosa, A Festa do Chibo, tradução Miguel Serras Pereira, Publicações D. Quixote, pag 7-8
Fotos: João Friezas (Março 2010)
Com tecnologia do Blogger.




 
Persona: Um blogue, ou coisa que o valha, assinado por SA que um dia se chateou com o anonimato e decidiu testar o poder das siglas.
Um espaço ainda sem o nome da autora mas com registo de autor (a malta aqui não coloca palavras no prego).
Uma parceria sonora e gráfica com o Bitsounds.
Vendemos para fora e fazemos entregas ao domicílio.
Não vamos aderir ao acordo ortográfico.
Blogue não testado em animais!